Nossa história

A Rede Mulheres do Maranhão (RMM) colabora com o desenvolvimento social, sustentável e econômico local, atuando principalmente com as mulheres ex-vendedoras que trabalhavam como ambulantes ao longo da Estrada de Ferro Carajás além das extrativistas quebradeiras de coco babaçu.

Em 2016 foi realizado o primeiro encontro das mulheres empreendedoras, a partir deste momento surgiu a Rede Mulheres do Maranhão (RMM).
Nossas ações estão alinhadas e embasadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Objetivos do Milênio (ODM), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam na pró-atividade de setores da sociedade civil a cooperação necessária para o desenvolvimento social.

A RMM colabora com o empoderamento e sustentabilidade para 15 negócios sociais e 4 grupos de quebradeiras de coco babaçu, representando uma estrutura sólida de identidade entre as empreendedoras e um ponto focal de cooperação local.
Além disso, a RMM tem o trem de passageiros da Vale como seu principal parceiro, para a realização de vendas coletivas, promovendo o aumento da renda familiar, o desenvolvimento sócio territorial, a articulação em rede de negócios sociais, bem como a estratégia de inclusão dos grupos produtivos no meso e macro mercados, no empoderamento de gênero e no fortalecimento através da transmissão do conhecimento local.